Aquilo que um estudante aprende fica conservado e associado a um conjunto de memórias relacionadas, tais como: o local onde a experiência foi vivida, o modo como as pessoas compartilharam o momento e outras percepções daquele instante. O professor e a escola devem ser concientes sobre essa condição para a aprendizagem, pois, assim, poderão guiar cada estudante como agente de transformação, visando um ambiente de aprendizagem confortável, feliz e sem julgamento. Uma vez nesse ambiente, o estudante não terá medo de tentar e errar e a mágica da aprendizagem acontecerá com a tecelagem de uma rede feita de memórias felizes.
Memória é a base para a contrução de um raciocínio, além disso, o ambiente deve ser acolhedor para a comunicação da ideia construída do estudante para o professor. Durante esses processos, o professor poderá fazer a avaliação da aprendizagem com vistas para o desenvolvimento de cada estudante. As boas memórias, previamente construídas, criarão um elo de empatia entre professor e estudante, os quais estarão abertos para escutar e aprender com os elogios e críticas feitas. Sem esquecer que o foco sempre é realizar uma avaliação para a aprendizagem, a qual orienterá o estudante para o objetivo de aprendizagem previamente informado. As fotos apresentadas ilustram a condução do trabalho descrito com estudantes do ensino técnico no Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama.
Enfim, aprender é tecer memórias e elas podem ser lindas. Isso é educação para o futuro. Isso é #EDU4F!
Learning is to weave memories!
Those things learned by a student remain stored and associated to a set of related memories, such as: where he/she lived those experiences, how people shared those moments with him/her and other perceptions from those moments. Teacher and schools should be aware about this condition for learning, because, lastly, both may act to guide each student as transformation agent, looking toward to raise a cozy, happy and without any prejudice environment. Once inside this environment, student is not going to feel fear to try or to make mistake, then the magic will happen and student starts to learn while he/she weaves a net made by happy memories.
Memory is the basis for building a reasoning; in addition, the environment should be welcoming to allow communications between student and teacher. In these processes, the teacher should assess the student's learning outcomes always seeking the personal development. The good memories, which were previously built, will establish a bond of empathy between teacher and student. Thus, both will be open to listen and learn with praise and criticism made inside a dialogical approach. Keep in mind that the assessment process should be an assessment for learning, which is a guiding process for planned learning outcomes. Pictures showed were related to this way to teach students from vocational education at Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama.
To sum up, learning is to weave memories and it may be beautiful. It is education for the Future. It is #EDU4F!
Comentários
Postar um comentário