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Quando você percebe uma escola profissional fazendo um bom trabalho...


Na última semana, nós fomos visitados por Vinícius Tocantins Martins, ele é o responsável pelo Departamento de Inovação tecnológica do IFRR. Ele veio ao IFRO para aprender sobre processos e editais para PD&I. Felizmente, nós temos muitas coisas para mostrar sobre isso, como máquinas que foram desenvolvidas para auxiliar empresas e outras instituições em Rondônia. Mas, eu não estou escrevendo sobre P&D. agora. Eu gostaria de compartilhar experiências sobre aprendizagem e estudantes vivendo o desenvolvimento pessoal e profissional  (http://portal.ifro.edu.br/component/content/article?id=2383).

Nosso visitante teve a oportunidade de visitor o Campus inteiro. Ele viu laboratórios, salas de reunião, salas de aula e outras estruturas e, além disso, ele foi apresentado ao time do GP Mecatrônica (http://www.gpmecatronica.com.br/). Não existia professor algum para falar sobre o laboratório, pesquisas, desenvolvimentos e outras atividades. Assim, tudo foi explicado pelos estudantes. Eles demonstraram habilidades de comunicação, quando eles disseram o que eles fizeram, como eles fizeram, por que eles fizeram. Eles também demonstraram habilidades profissionais para o nosso visitante, quando eles empregaram conceitos e conhecimento técnicos para apresentar equipamentos e a infraestrutura daquele laboratório.

Então, meu argumento é: você sabe que uma escola profissional tem feito um bom trabalho quando estudantes podem demonstrar o seu espaço e as atividades por eles mesmos. Certamente, o nosso visitante pode entender o que a educação profissional é. Isso é educação para o futuro (#edu4f).





When you see a vocational school doing a good job...

Last week we were visited by Vinícius Tocantins Martins, he is in charge of Innovation and Technology Department at IFRR. He came to IFRO to learn about process and public calls for RD&I. Fortunately, we have many things to show about that, as machines that were developed to help companies and other institutions in Rondônia. But, I’m not writing about R&D, right now. I’d like to share experiences about learning and students living a personal and professional development (http://portal.ifro.edu.br/component/content/article?id=2383).

Our guest had the opportunity to visit the whole Campus. He saw labs, meeting rooms, classrooms  and other facilities and, futhermore, he was introduced to GP Mecatrônica team (http://www.gpmecatronica.com.br/). There wasn’t any teacher to talk about the lab, researches, development or any other activity. Thus, everything was explained for students. They demonstrated communication skills, when they said what they did, how they did, why they did. They also demonstrated professional skills for our guest, when they used technical concepts and knowledge to present devices and space from that lab.


So, my point is: you know that a vocational school has done a good job when students can demonstrate their space and activities by themselves. Surely, our guest could understand what a vocational education is. It is education for the future (#edu4f).

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