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Inovações para a produção de alimentos com frutos amazônicos: empreendedorismo no IFRO



Na Universidade de HAMK, tive a oportunidade de observar várias demonstrações de competências de estudantes de variados cursos. Certamente, a mais saborosa aconteceu no Campus de Lepaa, quando bebi vinhos produzidos por estudantes do curso de enologia. Essa ação é extremamente poderosa para a aprendizagem do estudante e é igualmente importante para orientar a atuação do professor. Isso mostra uma educação profissional autêntica, pois o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante pode ser avaliado pelo professor e, talvez mais importante, a qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos durante o aprender fazendo é avaliada pela comunidade.

Hoje, no IFRO Porto Velho Calama, tive a oportunidade de experimentar o Sorvete de Beribá em desenvolvimento pelos estudantes do Curso Técnico em Química e Professora Minelly Azevedo da Silva. Enquanto comia o sorvete, observei o orgulho dos estudantes envolvidos com a produção e o interesse em entender se existe mercado para esse produto. Enfim, observei o florescer de profissionais empreendedores.

O Beribá (https://pt.wikipedia.org/wiki/Biribazeiro) é um dos frutos amazônicos com potencial para geração de riqueza. Sim, existem outros.  O açaí, por exemplo, é um fruto que tem a polpa consumida dentro e fora do Brasil. Eu não sou capaz de mensurar quantos empregos são gerados pela cadeia de extração de frutos e produção de alimentos e cosméticos de açaí. Que tal fazer isso com o Beribá?

Enfim, aprender a desenvolver uma atividade econômica que valorize recursos naturais locais e gere empregos para a comunidade deve ser um dos objetivos do IFRO. Isso é educação profissional para o Futuro (#EDU4F).


Innovations for food production using Amazon fruits: entrepreneurship at IFRO


When I visited HAMK University, I had several opportunities to watch competence demonstrations of students from different courses. Surely, the most tasteful happened at Lepaa Campus, when I drank wines produced for students from Fruit Wine Production Professional Degree. Activities like that are extremely powerful for students and teachers. It is an authentic professional education, because it allows personal and professional development for students, which may be assessed for teachers, while the quality of services or products made throughout the learning by doing process during the school time may be assessed for the whole community.

Today, again, I had the opportunity to live a competence demonstration of students. But, this time, it happened at IFRO Porto Velho Calama. I could taste a Beribá Ice-cream developed by future Chemistry technicians and Teacher Minelly Azevedo da Silva. While I had an ice-cream, I observed proud students trying to understand if there might be market for that tasteful product. Making a long story short, I saw the birth of entepreneurs.

Beribá (http://www.fruitipedia.com/biriba.htm) is an Amazon fruit among others with economic potential. Maybe you have heard about Assai palm fruit, for instance. I’m not able to measure how many job positions around the world were created because Assai, regarding food and cosmetic production using that palm fruit. How about doing the same with Beribá fruits?

To summary up, learning how to develop a new economic activity, valorizing local resources at the same time concerned for raising new job positions for local community, must be a target for IFRO. It is vocational education for the Future (#EDU4F)

Comentários

  1. Excelente registro, Professor Antonio! Estudantes motivados e ativos na educação profissional.

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    1. Obrigado, meu caro. Continue seguindo o blog. Em breve teremos novidades...

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  2. Parabéns pela iniciativa do blog Antonio! E um ótimo trabalho dos alunos!

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    1. Obrigado, querido Leonardo! Continue seguindo o blog e mantenha-nos informados sobre as ações da Rede IF no Rio de Janeiro.

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