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Sobre aquilo que não pode ser ensinado




É possível ensinar como trabalhar colaborativamente e como respeitar o pensamento divergente? Ou cabe ao indivíduo desenvolver individualmente tais habilidade? Dependendo das respostas aos questionamentos apresentados, a escola deverá criar os cenários necessários para que o estudante encontre as oportunidades para aprender através da vivência de algumas situações. O professor, por sua vez, deverá estar disponível para conduzir o estudante na reflexão sobre o seu comportamento e arbitrar situações de conflito, entre outras coisas. Em minha opinião, esses questionamentos são interessantes e professores preocupados com o desenvolvimento dos estudantes devem pensar um pouco sobre isso.

Existem habilidades que o estudante deve desenvolver, mas que não são capazes de serem ensinadas pelo professor. Sim, são as habilidades sociais diretamente relacionadas com as experiências interpessoais vividas. São as habilidades para o século XXI que estão classificadas dentro de um conjunto denominado “habilidades para a carreira profissional e para a vida” (http://naescola.eduqa.me/carreira/quais-sao-as-habilidades-para-o-seculo-21-e-como-ensina-las-na-educacao-infantil/). Tais habilidades são: flexibilidade e adaptabilidade; iniciativa e foco; conviver com pessoas de cultura diferente; produtividade e transparência.



Observe que essas habilidades serão importantes para o desenvolvimento profissional dos estudantes, sem dúvida. Mas, igualmente, elas serão importantes para o desenvolvimento de um cidadão do mundo, que cuidará de si e de sua família, que respeitará as diferentes formas de pensar e que contribuirá com soluções coletivas e democráticas. Enfim, são importantes para a construção de uma sociedade democrática contemporânea. Nesse sentido, como auxiliar um estudante a aprender e/ou desenvolver tais habilidades?

A Aprendizagem Baseada em Equipes é uma estratégia que se adequa a esse fim. Nela, estudantes encontram a oportunidade para a aprender as habilidades para a carreira profissional e para a vida, ao mesmo tempo em que aprendem o conteúdo acadêmico e desenvolvem as habilidades técnicas necessárias. Não é uma ação simples para ser desenvolvida, mas está longe de ser um objetivo inalcançável. Um treinamento básico para os professores é um bom começo. Nele, entre outros assuntos, o professor deve discutir e aprender como aplicar o Modelo de Tuckman à Aprendizagem Baseada em Equipes e como desenvolver Avaliação Formativa.

Depois disso, coloque-os para estudar em grupo e guie-os para serem pessoas melhores. Alguns exemplos estão nas fotos postadas aqui. Assim, seguramente, os estudantes tornar-se-ão melhores profissionais que assumirão a responsabilidade social para a construção de um mundo melhor, porque eles desenvolverão as suas habilidades para a carreira profissional e para a vida. Isso é #EDU4F. Isso é Educação para o Futuro.




On things that cannot be taught



Can we teach how to perform a collaborative work and how to respect the divergent thinking? Or each person should individually develop his/her own skills? According to the answers for those raised questions, school must create scenarios where a student may find the opportunities to learn by living learning situations. Teacher, complementarily, should guide students into a reflection process about his/her behavior and also should be a referee in conflicting situations, and so on. I believe those questions are interesting and teachers concerned with students’ development must think a bit about them.

Students should develop some skills which are not possible to teach. It is a fact. They are social skills directly related to interpersonal experiences. They are the 21st Century Skills classified as “Career and Life Skills” (https://en.wikipedia.org/wiki/21st_century_skills). Those skills are: flexibility and adaptability; initiative and self-direction; social and cross-cultural interaction; productivity and accountability.




Pay attention those skills will be important to students’ professional life. However, equally, they will be important for developing a citizen for the world, who will take care of himself/herself and of his/her family, who will respect divergent thinking and to collaborate for new collective and democratic solutions. Thus, Career and Life Skills are important to construct the contemporaneous and democratic society around the world. In this sense, how to help a student to learn/to develop such skills?



Team based learning is a good strategy to students learn the Career and Life Skills. In that approach, they will learn academic content and technical skills and, at the same time, they will develop Career and Life Skills needed. It is not an easy action to perform. But, it is not an unreachable goal. A teacher training for those concerned with students’ development is a good beginning, in which teachers should learn how to improve his/her pedagogical practice with the Tuckman’s Model for group development applied to the Team Based Learning and Formative assessment.

After that, put students to study in groups and guide them to be better persons. You can see it in all pictures posted here. Thus, surely, students are going to become better professionals who are going to take on the social responsibility for building a better world to live. It just will be possible if they develop their Career and Life Skills. It is #EDU4F. It is education for future.

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