Pular para o conteúdo principal

Aprender é tecer memórias!





Segundo o dicionário, "memória" é a faculdade de conservar e lembrar estados de consciência passados e tudo quanto se ache associado aos mesmos. Em minha interpretação, memória é também um marco para que cada um torne-se um pouco diferente em função daquilo que foi vivido. Assim, sugiro que a memória é a matéria-prima do trabalho do professor. É a linha de tricô que servirá para a produção de algo belo como um sapatinho de bebê. É a experiência vivida pelo estudante que o leverá à aprendizagem.



Aquilo que um estudante aprende fica conservado e associado a um conjunto de memórias relacionadas, tais como: o local onde a experiência foi vivida, o modo como as  pessoas compartilharam o momento e outras percepções daquele instante. O professor e a escola devem ser concientes sobre essa condição para a aprendizagem, pois, assim, poderão guiar cada estudante como agente de transformação, visando um ambiente de aprendizagem confortável, feliz e sem julgamento. Uma vez nesse ambiente, o estudante não terá medo de tentar e errar e a mágica da aprendizagem acontecerá com a tecelagem de uma rede feita de memórias felizes.



Memória é a base para a contrução de um raciocínio, além disso, o ambiente deve ser acolhedor  para a comunicação da ideia construída do estudante para o professor. Durante esses processos, o professor poderá fazer a avaliação da aprendizagem com vistas para o desenvolvimento de cada estudante. As boas memórias, previamente construídas, criarão um elo de empatia entre professor e estudante, os quais estarão abertos para escutar e aprender com os elogios e críticas feitas. Sem esquecer que o foco sempre é realizar uma avaliação para a aprendizagem, a qual orienterá o estudante para o objetivo de aprendizagem previamente informado. As fotos apresentadas ilustram a condução do trabalho descrito com estudantes do ensino técnico no Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama.




Enfim, aprender é tecer memórias e elas podem ser lindas. Isso é educação para o futuro. Isso é #EDU4F!




Learning is to weave memories!




According to the Dictionary, "memory" is  the ability to remember information, experiences and people. In my perspective, memory also is a milestone for reflecting how much each one has changed due to the lived experiences. Thus, I suggest memory is the raw material for teachers. It is the knitting line which will be used to produce something beautiful as baby slippers. It is the experiences lived by students, which will lead them to learn something new.





Those things learned by a student remain stored and associated to a set of related memories, such as: where he/she lived those experiences, how people shared those moments with him/her and other perceptions from those moments. Teacher and schools should be aware about this condition for learning, because, lastly, both may act to guide each student as transformation agent, looking toward to raise a cozy, happy and without any prejudice environment. Once inside this environment, student is not going to feel fear to try or to make mistake, then the magic will happen and student starts to learn while he/she weaves a net made by happy memories.



Memory is the basis for building a reasoning; in addition, the environment should be welcoming to allow communications between student and teacher. In these processes, the teacher should assess the student's learning outcomes always seeking the personal development. The good memories, which were previously built, will establish a bond of empathy between teacher and student. Thus, both will be open to listen and learn with praise and criticism made inside a dialogical approach. Keep in mind that the assessment process should be an assessment for learning, which is a guiding process for planned learning outcomes. Pictures showed were related to this way to teach students from vocational education at Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama.




To sum up, learning is to weave memories and it may be beautiful. It is education for the Future. It is  #EDU4F!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEARNING BY DOING: A FABRICAÇÃO DE QUEIJO FRESCAL COM CULTURA LÁTICA MISTA HOMOFERMENTATIVA COM LEITE PASTEURIZADO COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA O CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO IFRO PORTO VELHO CALAMA

INTRODUÇÃO A Resolução nº 06, de 20 de setembro de 2012, do Conselho Nacional de Educação (CNE), define as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de Nível Médio, apontando os seguintes princípios que devem ser observados para sua construção e execução curricular. De forma sintetizada, as diretrizes são: 1) Formação integral; 2) Indissociabilidade entre teoria e prática; 3) Trabalho como princípio educativo; 4) Respeito aos valores éticos, estéticos e políticos da educação nacional; 5) Interdisciplinaridade; 6) Contextualização; 7) Flexibilidade de itinerários formativos; 8) Indissociabilidade entre educação e prática social; 9) Articulação com o arranjo produtivo local; 10) Reconhecimento e respeito à diversidade; 11) Reconhecimento das identidades e; 12) Respeito ao pluralismo de ideias (Brasil, 2012). Acreditamos que esse conjunto de princípios são atendidos quando a prática pedagógica é realizada observando a “Aprendizagem Pelo Trabalho”

EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA PARA A APRENDIZAGEM CIDADÃ DE BIOLOGIA POR ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRO PORTO VELHO CALAMA

  Original publicado em: Institutos Federais de Educação da Amazônia Legal e suas interfaces com ensino, pesquisa e extensão (EdIFPA) Este texto traz um relato de uma prática pedagógica para a aprendizagem de biologia com a aplicação da Experimentação Problematizadora (FRANCISCO Jr. et al ., 2008), realizada com estudantes do segundo ano de cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFRO Porto Velho Calama. Essa prática pedagógica utilizou como tema gerador o combate às Zoonoses e a promoção da Saúde Pública em Porto Velho, RO, na expectativa de criar contextualização para os conteúdos de biologia estudados no 4º Bimestre, permitindo aos participantes a aplicação da ciência e a reflexão sobre tecnologia, sociedade e política.   A experimentação problematizadora para a aprendizagem de ciências e alfabetização biológica Estudiosos defendem que a utilização de atividades experimentais estimula o interesse nas atividades propostas e, ainda, atribuem “à experimentação um caráter motivado

Onde acontece a aprendizagem?

Esse é um assunto que tenho mantido em mente há alguns dias, após um estudante descrever um momento de epifania, em sentido filosófico. Naquele momento, ela foi invadida por uma sensação de compreender a essência das coisas, de considerar algo como solucionado ou esclarecido. Ela viveu essa experiência a caminho da escola, ao observar as imagens pela janela do ônibus, quando percebeu completamente o significado de os seres vivos serem células. Discuti o tema com ela por alguns minutos e, sem dúvida alguma, ela aprendeu. Não foi em classe enquanto escutava uma argumentação, nem resolvendo listas de exercícios em casa. Foi naquele momento especial, no ônibus, que a aprendizagem aconteceu. Professores e estudantes devem ser avisados: a aprendizagem não acontece exclusivamente em sala de aula, simultaneamente ao momento em que o professor argumenta acerca de certo tema. A aprendizagem é um processo que leva tempo, que é determinado individualmente. Assim, cada pessoa tem seu tem