Pular para o conteúdo principal

FERRAMENTAS DIGITAIS PARA APRENDIZAGEM ATIVA NO SÉCULO XXI: SÃO ELAS UMA CAIXA DE PANDORA?





Existe um antigo mito grego sobre a Caixa de Pandora, que diz que ela não deve ser aberta sob pena dos demônios voarem para fora e tornarem o mundo um lugar pior para viver. Alguns professores tem uma ideia equivalente quando eles pensam sobre ferramentas digitais em suas salas de aula. Isso não é inesperado, porque é uma situação completamente nova para alguns professores e coisas novas são frequentemente assustadoras. Entretanto, o mundo tem mudado muito nas últimas décadas, principalmente após o surgimento de Internet e de buscadores como Google. Então, é tempo para mudar as crenças dos professores e um bom começo pode ser estender o uso de tecnologias e ferramentas digitais ao processo de aprendizagem. Não tenha medo, você pode abrir a caixa. Não há demônio algum lá dentro. Você apenas deve aprender como lidar com isso e estou aqui para te ajudar com algumas dicas.
Ferramentas digitais são quase ubíquas atualmente e elas podem ser entendidas como um conjunto de sites de redes sociais, sites para compartilhamento de mídias e, ainda, ferramentas para criação e publicação (Fuchs, 2014; Gikas & Grant, 2013; Cochrane & Bateman, 2010). Aprender como usá-las de forma apropriada dentro do contexto professional é obrigatório para o desenvolvimento algumas tarefas atuais, tais como: participação remota em reuniões, relacionamento professional com consumidores, planejamento e produção de soluções digitais e, ultimamente, elas têm sido úteis para a produção e divulgação de portfolios digitais para a demonstração de competências profissionais. Portanto, o letramento/alfabetização digital, que é a habilidade para o uso de ferramentas digitais em um modo apropriado dentro do ambiente profissional, é crítico para evitar a expropriação do trabalho no Século XXI.
Instituições educacionais e professores devem aprender como usar as ferramentas digitais para a melhoria dos processos de aprendizagem e, também, como desenvolver ambientes virtuais de aprendizagem totalmente novos. Isso não é somente sobre criar websites sobre as oportunidades institucionais e detalhes dos programas de estudo, ou desenvolver Massive and Open Online Course (MOOC), ou instalar uma grande infraestrutura para a entrega de Internet sem fio para todos. Todos eles são importantes e básicos para Instituições Educacionais no século atual. Assim, o argumento é: professores devem ser hábeis para mover-se da aprendizagem centrada no professor para a aprendizagem centrada no estudante (Student Centered Learning - SCT). Tal movimento pode ser facilitado com um uma capacitação professional fornecida pelas instituições de ensino, nas quais eles poderão experimentar algumas ferramentas digitais para compreender como o conjunto dessas tecnologias torna a aprendizagem centrada no estudante realizável. Ao fazer isso, certamente, professores guiarão os estudantes ao desenvolvimento da alfabetização/letramento digital.
Ferramentas digitais aplicadas à aprendizagem não estão apenas relacionadas à entrega de conteúdo para promover uma aprendizagem passiva. Superar essa ideia ultrapassada é importante para perceber como o diálogo virtual pode permitir a aprendizagem a qualquer tempo e em qualquer lugar. Nesse contexto, professor e estudante devem entender que o processo de aprendizagem é um processo de negociação de significados. Agora, irei apresentar alguns dos usos que temos feito das ferramentas digitais para facilitar a aprendizagem dos estudantes.



Sites para o compartilhamento de conteúdo
Sites para o compartilhamento de conteúdo, como Stayfilm, Magisto e YouTube, têm sido utilizados em duas diferentes abordagens. Primeiro, para registrar as atividades desenvolvidas em classe. Essa é uma poderosa ferramenta para conseguir o engajamento do estudante, porque ele pode observar o seu próprio processo de estudo e de aprendizagem. Isso desparta o desejo de continuar a estudar e de desenvolver atividades com a turma de estudo. Além disso, essa abordagem está relacionada com a demonstração de como criar portfolios digitais que poderão ser úteis à avaliação da aprendizagem e à demonstração de competências profissionais.

Stayfilm



Segundo, estudantes tem usado o YouTube como suporte para a demonstração de aprendizagem. Isso cobre o processo de avaliação formativa, pois o professor acompanha o estudante durante o processo de planejamento e produção. Além disso, os vídeos são uma interessante forma de tornar transparente para a comunidade aquilo que tem estudado em classe.

YouTube




Criação e publicação de conteúdo
Ferramentas para a criação e publicação de conteúdo, como Padlet, Thinglink and Blogger, apresentam vantagens e limitações. Mas, todas podem auxiliar o professor na tentativa de aprimorar a aprendizagem dos estudantes. Observe que isso não é sobre abandonar as aulas expositivas eternamente, mas sobre como intercalar esse modelo de aula com produção ativa, visando obter estudantes engajados com a aprendizagem. Essa é a situação perfeita, pois permite que o professor possa escutar as falas dos estudantes que verbalizarão interpretações equivocadas ou dúvidas. Tal situação somente é possível se estudantes falarem e escreverem ativamente sobre aquilo que foi estudado.
Blogger é um diário de bordo e apresenta duas vertentes de trabalho. A primeira, visa dar voz ao estudante, quando ele poderá falar e refletir sobre suas interpretações e dúvidas. Assim, o professor saberá como e onde intervir para assegurar a aprendizagem do estudante. A segunda, tem o objetivo de reportar para a comunidade em geral aquilo que tem sido desenvolvido dentro e fora da escola, sob a supervisão dos professores. Lembro que isso torna a instituição transparente para futuros parceiros, como empreendedores, empresas e agências governamentais. Esses parceiros trarão cenários autênticos para a aprendizagem dos estudantes e, em contrapartida, a escola pode prestar auxílio para o desenvolvimento de produtos e serviços demandados.

Padlet


Blogger



Sites de redes sociais
Redes sociais, como Facebook e WhatsApp, devem ser considerados por cada Instituição Educacional como um novo conjunto de conteúdo e habilidade para ser desenvolvido pelos estudantes (Vicknair et al., 2010). Oportunidades de trabalho têm sido perdidas porque as empresas têm visitado os perfis de Facebook para investigar sobre opiniões ou preconceitos publicados em redes sociais. Outra situação interessante é que profissionais recém graduados têm perdido oportunidades de emprego porque eles não sabiam como mostrar para os contratantes aquilo que eles já desenvolveram (novamente a importância do portfolio digital!). Assim, professores devem estar conscientes acerca desse novo canal de comunicação e, então, orientar os estudantes para um comportamento adequado com vistas para as futuras oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Além disso, em grupos do Facebook e WhatsApp os estudantes estão conectados os professores e encontram a oportunidade para apresentar as dúvidas no momento em que elas surgem. O professor não precisa respondê-las instantaneamente, mas o estudante pode fazer a pergunta no exato momento da dúvida. Isso é importante porque a aprendizagem raramente no momento da explanação do professor.

Após esses exemplos, você deve ter percebido que não é preciso ter medo das ferramentas digitais em sala de aula. Você apenas precisa aprender a utilize-las dentro de um contexto educacional. Isso é Educação para o Futuro. Isso é #EDU4F

Referências
COCHRANE, T.; BATEMAN, R. Smartphone give you wings: pedagogical affordance of mobile web 2.0. Australian Journal of Educational Technology, Tugun: Australasian Society for Computers in Learning in Tertiary Education; Tugun: ASCILITE, 26, 1, 1–14, 2010.
FUCHS, B. The writing is on the wall: using Padlet for whole-class engagement. LOEX Quartely, Ypsilanti: Eastern Michigan University; Ypsilanti: EMU, 40, 4, 7-9, 2014.
GIKAS, J.; GRANT, M. M. Mobile computing devices in higher education: student perspectives on learning with cellphones, smartphones & social media. The Internet & Higher Education, 19, 18–26, 2013.
VICKNAIR, J.; ELKERSH, D.; YANCEY, K.; BUDDEN, M. C. The use of social networking websites as a recruiting tool for employers. American Journal of Business Education, Littleton: The Clute Institute; Littleton: The Clute Institute, 3, 11, 7–12, 2010.



DIGITAL TOOLS FOR ACTIVE LEARNING IN 21ST CENTURY: ARE THEY A PANDORA’S BOX?




There is an ancient Greek myth about Pandora's box, which says it never should be open otherwise all evils could flight out making the world a worst place to live. Some teachers have an equivalent thought when they wonder about digital tools into their classes. That feeling is not unexpected, because it is something totally new for teachers and new things are frequently frightener for conservative people. However, the world has changed a lot since the last decades, mainly after the dawn of Internet and search tools like Google. So, we believe it is time to change how teachers’ beliefs and a good beginning may be to extend the use of technologies and digital tools into the learning process. Don’t be afraid, you can open the jar. There is no evil inside. You just have to learn how to handle it and we are here to give you some tips.
Digital tools are almost ubiquitous nowadays and they may be understood as a set of social networking sites, media sharing sites, creation and publishing tools, which provides digital and mobile learning environments for students (Fuchs, 2014; Gikas & Grant, 2013; Cochrane & Bateman, 2010). Learning how to make a suitable use of them inside a professional environment is mandatory to perform current tasks, such as: attending remote meetings with other staff members, connecting companies with customers to solve simple questions related to service or products, planning and producing products or information to Internet and, lately, it has been useful to create an e-portfolio for professional skills demonstration for getting new market. Therefore, digital literacy skills, the ability to use digital tools in a suitable way inside a professional environment, are mandatory for any professional, as pointed out for 21st Century Skills and Future Work Skills.
Educational institutions and teachers should learn how to use digital tools to improve learning outcomes and, also, how to develop learning environments totally new. It is not only about to create a webpage about institutional opportunities and study programs, or to perform Massive and Open Online Course (MOOC) or to install a huge framework for delivering Internet Wi-Fi signal for everybody. All of them are important and basics for Educational Institutions in the current century. Thus, the point is: teachers should be able to move from Teacher Centered Learning approach (TCL) to Student Centered Learning (SCL) practice. That movement can be easily done with a teacher training provide for their Institutions, in which they can try several digital tools to understand how the set of these technologies makes Student Centered Learning approach feasible. Teachers and students should learn how to use digital tools to exchange theories, to select information from Internet and to solve doubts. They also should learn about collaborative work and about tools to schedule meetings and to register activities. Doing that, surely, teachers will guide students to develop their digital literacy skills.
Digital tools and mobile learning are not only related to delivery content, promoting a passive learning. Overcoming this old-fashioned perspective is important to see how many possibilities a teacher should improve student’s learning outcomes. In these context, teacher and student should understand learning process is a negotiation process about meaning. Now, I am going to describe some tools and how I used them to help students to learn.



Media sharing sites
Media sharing sites, as Stayfilm, Magisto and YouTube, have been useful in two different approaches. First, teachers have used it to register their activities with students. It is a powerful tool to engage students, because they can see themselves studying actively and it increases the team spirit and the willing to keep performing tasks together. At the same time, teachers exemplified to students how to create e-portfolios and how important it will be soon, because they may tell how was the way that they have traveled to become a professional.

Stayfilm




Second, students have used YouTube as a presentation support for competence demonstration. It covers the formative assessment, because students will have doubts and learn something step by step. So, teacher should be present all the time to solve questions and guide them throughout the production process. Besides that, these movies can be an interesting way to show for school community what students have studied inside an Educational Institution. We present some internet addresses to observe students’ production cited.


YouTube




Creation and publishing tools
Creation and Publishing tools, as Padlet, Thinglink and Blogger, have its own advantages and limitations, but all of them help teachers to improve students’ learning outcomes. Pay attention it is not about to abandon lectures forever, but to adjust it for getting committed students. This is the perfect situation at classroom, because teacher must look for mistakes, misunderstood and doubts. It means teacher will be able to find gaps in the students’ learning. It just may be possible if students have voice to say out loud, or writing on the wall, what they have learned. Bear in mind that the active production also is important because students can have an instantaneous extract from the class target, where all of them wrote collaboratively about issues that have drawn their attention.
Blogger is a logbook, even though it has been used in two different strategies. The first one, again, is about to give voice for students, then they can tell teacher their misunderstood, which will be useful to adjust the teacher’s practice to assure students’ learning. The second one is related to reports for society in general about what students have studied and developed under supervision of teachers. It has been useful to make our institution transparent for entrepreneurs, companies and governmental agencies. Since we started to write about our expertise, new connections were raised in our network and companies. Then, we got some authentic environments, with real problems, for students learn how to help the community.

Padlet


Blogger



Social networking sites
Social networking sites, as Facebook and WhatsApp, must be considered by every Educational Institution as a new content and skill to be developed by students (Vicknair et al., 2010). Job opportunities have been lost because companies visited Facebook profiles to investigate about inadequate opinions or prejudice posts published on social media network, for instance. Another interesting situation is just graduated professionals have lost job opportunities because they didn’t know how to show what they are able to perform in a company. Thus, teachers should be conscious about this new channel and help students to show a suitable behavior on it, looking to the future opportunities. It means help students to create an e-portfolio about their professional skills inside Educational Institutions.
In addition, we created groups on Facebook and WhatsApp to keep teachers and students connected for discussing about contents related to studies. It is important because the learning rarely happens inside the classroom, after an explanation. In these groups, students share news, scientific papers, blogs and start online discussions anywhere and anytime. It is a real deep learning, because, when they are a team and everybody has voice, that discussion makes each student searching, thinking, reading, writing and talking about some specific school issue. To sum up, it is a good strategy to keep students committed to studies and also to make them bring new data to improve the discussion face-to-face inside classroom.

After these examples, I believe you don’t need to be afraid anymore. You just should learn how to handle them inside an educational context. Open the box! You will find angels in place of evils. It is Education for the Future. It is #EDU4F


References



COCHRANE, T.; BATEMAN, R. Smartphone give you wings: pedagogical affordance of mobile web 2.0. Australian Journal of Educational Technology, Tugun: Australasian Society for Computers in Learning in Tertiary Education; Tugun: ASCILITE, 26, 1, 1–14, 2010.
FUCHS, B. The writing is on the wall: using Padlet for whole-class engagement. LOEX Quartely, Ypsilanti: Eastern Michigan University; Ypsilanti: EMU, 40, 4, 7-9, 2014.
GIKAS, J.; GRANT, M. M. Mobile computing devices in higher education: student perspectives on learning with cellphones, smartphones & social media. The Internet & Higher Education, 19, 18–26, 2013.

VICKNAIR, J.; ELKERSH, D.; YANCEY, K.; BUDDEN, M. C. The use of social networking websites as a recruiting tool for employers. American Journal of Business Education, Littleton: The Clute Institute; Littleton: The Clute Institute, 3, 11, 7–12, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde acontece a aprendizagem?

Esse é um assunto que tenho mantido em mente há alguns dias, após um estudante descrever um momento de epifania, em sentido filosófico. Naquele momento, ela foi invadida por uma sensação de compreender a essência das coisas, de considerar algo como solucionado ou esclarecido. Ela viveu essa experiência a caminho da escola, ao observar as imagens pela janela do ônibus, quando percebeu completamente o significado de os seres vivos serem células. Discuti o tema com ela por alguns minutos e, sem dúvida alguma, ela aprendeu. Não foi em classe enquanto escutava uma argumentação, nem resolvendo listas de exercícios em casa. Foi naquele momento especial, no ônibus, que a aprendizagem aconteceu. Professores e estudantes devem ser avisados: a aprendizagem não acontece exclusivamente em sala de aula, simultaneamente ao momento em que o professor argumenta acerca de certo tema. A aprendizagem é um processo que leva tempo, que é determinado individualmente. Assim, cada pessoa tem seu tem

LEARNING BY DOING: A FABRICAÇÃO DE QUEIJO FRESCAL COM CULTURA LÁTICA MISTA HOMOFERMENTATIVA COM LEITE PASTEURIZADO COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA O CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO IFRO PORTO VELHO CALAMA

INTRODUÇÃO A Resolução nº 06, de 20 de setembro de 2012, do Conselho Nacional de Educação (CNE), define as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de Nível Médio, apontando os seguintes princípios que devem ser observados para sua construção e execução curricular. De forma sintetizada, as diretrizes são: 1) Formação integral; 2) Indissociabilidade entre teoria e prática; 3) Trabalho como princípio educativo; 4) Respeito aos valores éticos, estéticos e políticos da educação nacional; 5) Interdisciplinaridade; 6) Contextualização; 7) Flexibilidade de itinerários formativos; 8) Indissociabilidade entre educação e prática social; 9) Articulação com o arranjo produtivo local; 10) Reconhecimento e respeito à diversidade; 11) Reconhecimento das identidades e; 12) Respeito ao pluralismo de ideias (Brasil, 2012). Acreditamos que esse conjunto de princípios são atendidos quando a prática pedagógica é realizada observando a “Aprendizagem Pelo Trabalho”