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E foi uma semana incrível! Ou, tornando o IFRO transparente ao mostrar aquilo que os estudantes aprendem.


Tenho pensado sobre como iniciar a redação desse novo texto e não consegui chegar a conclusão alguma, pois tenho uma mistura de sentimentos em minha cabeça. A ausência de paz é devida à felicidade com o engajamento dos estudantes com as atividades práticas realizadas e, ao mesmo tempo, com dedicação dos professores às atividades planejadas e executadas. Isso explica o título desse post, mas não dá uma visão daquilo que vivi...

Na última semana, o IFRO Porto Velho Calama foi o anfitrião do CONPEX/2017, um evento para mostrar as atividades de Ensino, Presquisa e Extensão desenvolvidas em todos os Campi da instituição. Esse evento foi composto por várias atividades e buscou tornar o IFRO transparente à comunidade e mostrar a aprendizagem dos estudantes durante o desenvolvimento do currículo.

Transparência é a palavra-chave e é, também, o objetivo desse blog. Assim, irei reportar brevemente algumas das atividades realizadas pelos estudantes do IFRO durante essa semana de Festa.


Técnicos em Edificações aprendendo sobre instalações hidrossanitárias

Essa foi uma oficina organizada pelo prof. Leonardo Leocádio. Nela, os estudantes aprenderam ativamente como executar um projeto de instalação hidrossanitária simples (https://www.youtube.com/watch?v=4-vHD_JTIeo). Enfim, além de projetar, esses futuros técnicos serão capazes de instalar e corrigir falhas nesse sistema tão importante para as residências.






Técnicos em Edificações aprendendo sobre o efeito de aditivos em concreto

Essa foi uma oficina organizada pela profa. Valéria Oliveira. Nela, os estudantes aprenderam ativamente como os efeitos de diferentes aditivos na plasticidade, trabalhabilidade, impermeabilização e resistência de concretos (http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/aditivo.html).  Para tanto, os estudantes planejaram, desenvolveram e testaram diferentes tipos de concreto. Enfim, esses futuros técnicos serão capazes de desenvolver soluções em concreto para diferentes necessidades em edificações (https://www.magisto.com/video/PUdGMQVQHTEqQwxiCzE).





Engenheiros de Controle e Automação aprendendo sobre visão computacional

Essa foi uma oficina organizada pelo prof. Artur Vitório. Nela, os estudantes aprenderam ativamente sobre visão computacional aplicada à indústria (https://www.youtube.com/watch?v=HPhYP3LwCoo). Essa tecnologia será responsável pelo desenvolvimento da indústria 4.0 (https://www.automacaoindustrial.info/industria-4-0-uma-visao-da-automacao-industrial/) e o IFRO está preparando os técnicos e engenheiros que trarão essa revolução para Rondônia. Nessa oficina, estudantes testaram sistemas de visão computacional similares aos aplicados na indústria para a seleção de itens em uma linha de produção (https://www.youtube.com/watch?v=UN804_iKHwk).




Técnicos em química aprendendo sobre identificação de compostos orgânicos em plantas

Essa foi uma oficina organizada pela prof. Minelly  Azevedo, além de outras que aconteceram na Semana Acadêmica de Química. Nela, os estudantes aprenderam ativamente sobre o processo de isolamento de compostos orgânicos de plantas com princípios bioativos, envolvendo as etapas de coleta e identificação da planta; secagem e maceração da matéria vegetal, obtenção do extrato e isolamento de composto orgânicos (https://www.magisto.com/video/Pk4QPVkJAmwwTkFiCzE). Assim, esses futuros técnicos serão capazes de executar protocolos para a produção de produtos que utilizem a biodiversidade vegetal da Amazônia





As atividades realizadas durante o CONPEX/2017 foram muitas (https://eventos.pvhzonanorte.ifro.edu.br/evento/v-conpex/) e tinham o objetivo de permitir o compartilhamento de experiências vividas entre os estudantes do IFRO e a Comunidade. Isso foi um exercício para tornar transparente as atividades desenvolvidas na escola e a aprendizagem realizada pelos estudantes na Educação Profissional. Transparência é a palavra-chave. Esse princípio deve guiar todos os professores, agentes responsáveis pela transformação da imagem da escola. O IFRO não é um prédio, mas um ambiente criado para o desenvolvimento de pessoas, no âmbito pessoal e profissional. Isso é Educação para o Futuro. Isso é #EDU4F




It was an amazing week! Or, making IFRO transparent showing what students have learned.

I have thought how to start this new post. I couldn't get any conclusion, because I have a mix of feelings in my mind. This anxienty is due to the happiness with the commitment of students with their practical learning activities and, at the same time, with the teachers focused on to perform the planned activities. It explains the title of this post, but may not give you a vision like I had...

last week, IFRO Porto Velho Calama, was the host of CONPEX/2017, an event for showing the Teaching, Research and Extension activities developed in all Campi of this Educational Institution. This event was composed by many activities and sought to make IFRO transparent to the whole community and also to show the learning outcomes reached by students throughout the curriculum development.

Transparency is the key word e also is the objective of this blog. Thus, I'll briefly report some activities performed by students during last week.


Students from Constructions Technician learning about hydraulic and sanitary facilities

It was a workshop planned by Teacher Leonardo Leocádio. Students actively learned how to install hydraulic and sanitary facilities (https://www.youtube.com/watch?v=4-vHD_JTIeo). Bottom line, the future Constructions Technician are going to be able to install and to rectify that important home facility.






Students from Constructions Technician learning about the effect of additives in concrete

It was a workshop planned by Teacher Valéria Oliveira. Students actively learned about different additives in concrete and how they affect the physical properties of concrete (http://www.theconcreteproducer.com/how-to/concrete-production/admixture-or-additive_o).  To do that, students planned, developed and carried on experiments to describe how those additives affect the concrete. Now, those future Constructions Technicians are going to be able to develop concrete for different applications in buildings (https://www.magisto.com/video/PUdGMQVQHTEqQwxiCzE).





Engenheiros de Controle e Automação aprendendo sobre visão computacional

It was a workshop planned by Teacher Artur Vitório. Students actively learned about Computational vision applied to Industry  (https://en.wikipedia.org/wiki/Computer_vision). This technology will transform the current manufacturing to Industry 4.0 ou tomorrow's manufactoring (https://www.youtube.com/watch?v=HPRURtORnis) and the IFRO is preparing the new professionals who must bring this new revolution to Rondônia. Students learned how to develop Computational vision to an automatized production line for items selection (https://www.youtube.com/watch?v=UN804_iKHwk).




Students from Chemistry Technician learning about identification of organic compounds in plants

It was a workshop planned by Teacher Minelly  Azevedo. Students actively learned about the process to isolate organic compounds from plants with bioactive principles, performing the sampling and identifying plants; extraction; isolation and identification of organic compounds (https://www.magisto.com/video/Pk4QPVkJAmwwTkFiCzE). Thus, the future Chemistry technicians are going to be able to execute protocols to produce products which use plants from Amazonian biodiversity.





Many activities were performed in CONPEX/2017 (https://eventos.pvhzonanorte.ifro.edu.br/evento/v-conpex/) and they had the objective to share some experiences with our community. It was an exercise to make transparent the learning activities developed at school by students inside a Vocational Educational environment. Transparency is the key word. This principle should guide all teachers, agents on charge to change the image of school. IFRO is not a building, but a space created for developing people, personally and professionally. It is Education for the Future. It is #EDU4F



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