Pular para o conteúdo principal

Estão prontos para as surpresas e alegrias que surgirão durante a viagem pelo Século XXI?


Falar de educação é sempre instigante, pois muitos a viveram e, por isso, possuem alguma opinião a ser defendida. Ou seja, é um prato cheio de temas para debates profundos, às vezes prolixos. Mesmo assim, estou aqui para lançar um foco ao horizonte que acredito que deve ser buscado.
Durante minha formação, eu vivi o poder transformador das tecnologias da informação e comunicação sobre a organização escolar e sobre o processo de aprendizagem, na qualidade de estudante e de professor. Assisti o crescimento da internet, do acesso discado à onipresença do acesso 4G. Estudei em bibliotecas com busca ao acervo através de fichas de arquivo e pedidos de comutação bibliográfica à facilidade dos livros e periódicos disponibilizados em PDF. Estudei e lecionei com a plataforma Moodle®. Trabalhei com profissionais de outros países presencialmente e remotamente, através de vídeo-chamadas. Enfim, vi promessas de futuro tornarem-se realidade e é com base nas experiências citadas que conversaremos sobre o futuro, sobre a educação no século XXI, um século ainda na primeira infância.
Como professor, sou muito afeito ao método socrático e adoro questionar os meus pupilos, no lugar de apresentar respostas prontas. Nesse sentido, pergunto: como será o mundo em 2050, quando os senhores serão profissionais plenos? Como saber se estarão prontos para as oportunidades que surgirão?
Sob meu ponto de vista, o cenário é incerto. Ao considerarmos a geopolítica, o modelo atual de uso dos recursos naturais e as tecnologias emergentes, entre outros, penso que cada cidadão, especialmente aquele que hoje inicia o ensino superior, deve desenvolver uma mentalidade para aprender o novo sempre, por toda a vida. Adicionalmente, diversas fontes indicam que o produto da soma das Tecnologias da Informação e Comunicação com a Automação terá um efeito disruptivo com sobre o trabalho desenvolvido pela humanidade, o qual tem sido denominado como a 4ª Revolução Industrial ou Indústria 4.0.
Basicamente, tudo aquilo que é feito por humanos e que é repetitivo será feito por robôs. A lógica é simples, o capital está a busca de escalabilidade. Em outras palavras, aqueles que dominam os meios de produção buscam uma forma de ganhar dinheiro dormindo. Afinal, robôs não dormem, nem solicitam férias. Essa transformação já está acontecendo nas indústrias de veículos, de alimentos e até na educação.


O cenário que se desenha é de uma clareza solar. Algumas profissões irão desaparecer e outras, ainda desconhecidas, surgirão. Observem que esse fenômeno não é novo. Ao longo da história, profissões desapareceram e as pessoas precisaram aprender algo novo, desenvolver novas competências, para continuar a contribuir com a sociedade. Destaco algumas das profissões que desapareceram: o acendedor de lampião, o leitor de livros em fábricas de manufatura e a datilógrafa. Respectivamente, eles foram substituídos pela eletricidade, pelo rádio e pelo computador.



Mais duas perguntas: alguém gostaria de que essas profissões retornassem, mesmo que por nostalgia? Ou, ainda, alguém abriria mão de algumas das tecnologias que causaram a extinção das profissões citadas?
Para o Universidade o cenário também é intrigante. Essas instituições, como a conhecemos atualmente, apesar dos avanços científicos e tecnológicos, seguem a estrutura medieval de sua concepção. Institutos, Departamentos, Faculdades, Núcleos, Disciplinas. Tudo foi categorizado, um esforço cartesiano de estudar as partes na expectativa de compreender o todo. Porém, a instantaneidade do mundo contemporâneo e o repositório sem fim da internet e seus buscadores desafiam esse modelo. Os novos modelos de negócios, as redes sociais e as plataformas de ensino a distância mostram que o mundo é carregado de outros matizes que nem sempre são observados da janela da Torre de Marfim.





Cursos massivos, abertos em plataformas de ensino (MOOC – Massive, Open and On-line Courses), assim como o YouTube desafiam os professores. Alguns estudantes poderiam pensar: Se posso assistir a aula do professor de Stanford no Coursera®, por que assistir a aula desse professor na universidade? Se posso assistir a essa aula em qualquer lugar, no horário que eu desejar, por que vir ao Campus e ficar na sala de aula? Acredito que estou em treinamento para ganhar dinheiro com a loteria, ou não entendi como essas provas de múltipla escolha me ajudarão em minha profissão? Esse é o pensamento que orienta alguns jovens, muito confiantes e empreendedores, que compartilham os valores no movimento UnCollege.  Para sumarizar, eles perceberam que é possível contribuir com o mundo do trabalho sem um diploma universitário, algumas vezes com o retorno financeiro imediato e maior. Um ponto de vista interessante. Meu contraponto é: Universidade não é apenas profissionalização. É mais que isso, muito mais que isso...


Algumas instituições de ensino superior, no Brasil e no exterior, atentas às mudanças no horizonte, adotam ativamente ajustes em seus modelos. Elas têm buscado um novo arranjo institucional, alternativas para o sistema de ingresso e permanência, uma prática pedagógica diversificada, uma maior integração com a comunidade, colaboração interinstitucional e projeção global de seus membros. Assim, nascem as comunidades de aprendizagem de educação para o século XXI.



Essas comunidades são compostas por membros que estão dispostos a aprender a todo momento e que em sua prática cotidiana observam alguns princípios, a saber: o desenvolvimento do pensamento crítico, a construção de portfólios, a avaliação transparente dos resultados, o ensino contextualizado, a aprendizagem baseada na resolução de problemas ou desenvolvimento de projetos, a interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo. Ao exibirem esse comportamento, esses profissionais desenvolvem um conjunto de competências profissionais complementares, mas extremamente importante para seu engajamento profissional e social. São as chamadas competências subjetivas (soft skills), que são pobremente delineadas, mas regularmente investigadas pelo Fórum Econômico Mundial entre os líderes mais proeminentes das mais variadas instituições globais.
Essas competências só podem ser desenvolvidas através do convívio, por isso a presença do estudante na universidade é importante. São elas que tornam o ser humano único. São elas que cada estudante deve buscar desenvolver além do currículo programado. Ao fazer isso, ele aprenderá diferentes estratégia de argumentação e de forma respeitosa. Ela aprenderá que pessoas com valores diferentes podem coexistir e colaborar para o bem da sociedade e das instituições. Ela aprenderá que o lucro é importante, mas que o respeito à dignidade e à vida da pessoa humana importa mais. Ele aprenderá que as pessoas são profissionais competentes, independente do gênero. Ela aprenderá a liderar e a ser liderada. Ao que parece, o Século XXI será o século das Ciências Humanas o que é promissor para cada um dos senhores.



Defendo, então, que o ensino superior e a universidade existem para possibilitar o desenvolvimento de um profissional que domine o conhecimento em um campo da ciência, bem como para formar o cidadão protagonista, o cidadão que contribuirá para a construção de uma nação melhor para todos os patrícios. E isso está disposto no artigo 43, da Lei de diretrizes e bases. A interação humana, o relacionamento institucional e a negociação política são experiências fundamentais desse processo de desenvolvimento. E, assim, faço votos para que cada estudante aqui presente se torne o cidadão que o Brasil precisa, afinal precisamos de novas lideranças.
Agora, as considerações finais do professor. Primeiro, conheça a instituição, a comunicação e o símbolos da universidade. Esse será o primeiro obstáculo a ser superado. Por isso, conversem com colegas e professores para ter certeza de que entenderam aquilo que foi comunicado. Segundo lugar, aprenda a estudar e a aprender. Não estude para obter nota na prova, mas para dominar o conhecimento. É isso que os tornará únicos e capazes de saber como resolver uma situação no futuro. Em seguida, prepare-se para o mundo do trabalho, seja honesto, perseverante e colaborativo. Registre o seu desenvolvimento, sua produção, isso será útil para abrir portas no futuro. Enfim, conheça os seus limites e saiba que você pode expandi-los com certo esforço. Isso é importante para superar as situações de ansiedade paralisante.

         Uma última pergunta, estão todos prontos para as surpresas e alegrias que surgirão durante essa viagem?

Um processo de aprendizagem que permite o protagonismo estudantil, o desenvolvimento de competências subjetivas e de novas lideranças é Educação para o Futuro! Isso é #EDU4F


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEARNING BY DOING: A FABRICAÇÃO DE QUEIJO FRESCAL COM CULTURA LÁTICA MISTA HOMOFERMENTATIVA COM LEITE PASTEURIZADO COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA O CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO IFRO PORTO VELHO CALAMA

INTRODUÇÃO A Resolução nº 06, de 20 de setembro de 2012, do Conselho Nacional de Educação (CNE), define as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de Nível Médio, apontando os seguintes princípios que devem ser observados para sua construção e execução curricular. De forma sintetizada, as diretrizes são: 1) Formação integral; 2) Indissociabilidade entre teoria e prática; 3) Trabalho como princípio educativo; 4) Respeito aos valores éticos, estéticos e políticos da educação nacional; 5) Interdisciplinaridade; 6) Contextualização; 7) Flexibilidade de itinerários formativos; 8) Indissociabilidade entre educação e prática social; 9) Articulação com o arranjo produtivo local; 10) Reconhecimento e respeito à diversidade; 11) Reconhecimento das identidades e; 12) Respeito ao pluralismo de ideias (Brasil, 2012). Acreditamos que esse conjunto de princípios são atendidos quando a prática pedagógica é realizada observando a “Aprendizagem Pelo Trabalho”

EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA PARA A APRENDIZAGEM CIDADÃ DE BIOLOGIA POR ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRO PORTO VELHO CALAMA

  Original publicado em: Institutos Federais de Educação da Amazônia Legal e suas interfaces com ensino, pesquisa e extensão (EdIFPA) Este texto traz um relato de uma prática pedagógica para a aprendizagem de biologia com a aplicação da Experimentação Problematizadora (FRANCISCO Jr. et al ., 2008), realizada com estudantes do segundo ano de cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFRO Porto Velho Calama. Essa prática pedagógica utilizou como tema gerador o combate às Zoonoses e a promoção da Saúde Pública em Porto Velho, RO, na expectativa de criar contextualização para os conteúdos de biologia estudados no 4º Bimestre, permitindo aos participantes a aplicação da ciência e a reflexão sobre tecnologia, sociedade e política.   A experimentação problematizadora para a aprendizagem de ciências e alfabetização biológica Estudiosos defendem que a utilização de atividades experimentais estimula o interesse nas atividades propostas e, ainda, atribuem “à experimentação um caráter motivado

Onde acontece a aprendizagem?

Esse é um assunto que tenho mantido em mente há alguns dias, após um estudante descrever um momento de epifania, em sentido filosófico. Naquele momento, ela foi invadida por uma sensação de compreender a essência das coisas, de considerar algo como solucionado ou esclarecido. Ela viveu essa experiência a caminho da escola, ao observar as imagens pela janela do ônibus, quando percebeu completamente o significado de os seres vivos serem células. Discuti o tema com ela por alguns minutos e, sem dúvida alguma, ela aprendeu. Não foi em classe enquanto escutava uma argumentação, nem resolvendo listas de exercícios em casa. Foi naquele momento especial, no ônibus, que a aprendizagem aconteceu. Professores e estudantes devem ser avisados: a aprendizagem não acontece exclusivamente em sala de aula, simultaneamente ao momento em que o professor argumenta acerca de certo tema. A aprendizagem é um processo que leva tempo, que é determinado individualmente. Assim, cada pessoa tem seu tem