Pular para o conteúdo principal

Por que um blog para documentar a apredizagem de estudantes do IFRO?





Em 2016, participei de um programa de desenvolvimento profissional chamada Professores para o Futuro, organizado pela associação SETEC-MEC/CNPq/HAMK (http://vetteachers2016.blogspot.com.br/).
Fui até Hämeenlinna, Finlândia, em busca de uma atualização profissional na área pedagógica, especialmente focada na Educação Profissional. Aprendi sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem Centrada no Estudante. Porém, mais que isso, aprendi que a Educação para o Século XXI envolve letramento digital.
O letramento digital pode ser entendido não apenas como a habilidade para uso de aplicativos e outras ferramentas digitais, mas também a correto comportamento em rede sociais, a comunicação efetiva e a documentação da capacidade profissional. Assim, foi criado este blog para que o professor possa documentar a aprendizagem dos estudantes durante a produção ativa de conhecimento.
Neste post de abertura, como exemplo, apresento o site: http://baiolodi.tumblr.com/. Nele, vocês encontrarão um site desenvolvido por estudantes do curso técnico em informática integrado ao ensino médio, do IFRO Porto Velho Calama, para documentação da aprendizagem de Conteúdos de  Biologia integrada à Aprendizagem de Língua Inglesa.
Enfim, convido a todos para participar dessa viagem rumo ao desenvolvimento pessoal e profissional para o século XXI!



Why does IFRO need a blog to register Students' learning outcomes?

In 2016, I took part in a Professional Development Program called VET Teachers For the Future, organised by the partnership SETEC-MEC/CNPq/HAMK (http://vetteachers2016.blogspot.com.br/).
I traveld to Hämeenlinna, Finland, looking for a professional update regarding pedagogical skills, mainly focused on Vocational Education. I learned about Active Learning techniques and Student Centered Learning. However, more than that, I learned 21º Century education requires Digital Literacy.
Digital Literacy might be understood not only as the skill to handle apps or other digital tools, but also a suitable behavior in social medias network, effective communication and documenting the professional skills (e-portfolio). Thus, this blog intends to be a space to register the Students' learning outcomes from active learning approaches supervisioned by Professor Antonio.
In this first post, as an example, I'd like to share if you the webpage: http://baiolodi.tumblr.com/. It was developed by IT students from IFRO Porto Velho Calama. It is about Content and Language Integrated Learning (CLIL). They showed us they learned English while they studied Biology!
So, I invite all of you to follow this trip to Personal and Professional Development to 21º Century!

Comentários

  1. Always doing a great job, teacher! Congratulations!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Many thanks, my dear! As you should know, I just try to do my best. Please, keep following this blog

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Inovações para a produção de alimentos com frutos amazônicos: empreendedorismo no IFRO

Na Universidade de HAMK, tive a oportunidade de observar várias demonstrações de competências de estudantes de variados cursos. Certamente, a mais saborosa aconteceu no Campus de Lepaa, quando bebi vinhos produzidos por estudantes do curso de enologia. Essa ação é extremamente poderosa para a aprendizagem do estudante e é igualmente importante para orientar a atuação do professor. Isso mostra uma educação profissional autêntica, pois o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante pode ser avaliado pelo professor e, talvez mais importante, a qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos durante o aprender fazendo é avaliada pela comunidade. Hoje, no IFRO Porto Velho Calama, tive a oportunidade de experimentar o Sorvete de Beribá em desenvolvimento pelos estudantes do Curso Técnico em Química e Professora Minelly Azevedo da Silva. Enquanto comia o sorvete, observei o orgulho dos estudantes envolvidos com a produção e o interesse em entender se existe mercado para es...

LEARNING BY DOING: A FABRICAÇÃO DE QUEIJO FRESCAL COM CULTURA LÁTICA MISTA HOMOFERMENTATIVA COM LEITE PASTEURIZADO COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA O CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO IFRO PORTO VELHO CALAMA

INTRODUÇÃO A Resolução nº 06, de 20 de setembro de 2012, do Conselho Nacional de Educação (CNE), define as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de Nível Médio, apontando os seguintes princípios que devem ser observados para sua construção e execução curricular. De forma sintetizada, as diretrizes são: 1) Formação integral; 2) Indissociabilidade entre teoria e prática; 3) Trabalho como princípio educativo; 4) Respeito aos valores éticos, estéticos e políticos da educação nacional; 5) Interdisciplinaridade; 6) Contextualização; 7) Flexibilidade de itinerários formativos; 8) Indissociabilidade entre educação e prática social; 9) Articulação com o arranjo produtivo local; 10) Reconhecimento e respeito à diversidade; 11) Reconhecimento das identidades e; 12) Respeito ao pluralismo de ideias (Brasil, 2012). Acreditamos que esse conjunto de princípios são atendidos quando a prática pedagógica é realizada observando a “Aprendizagem Pelo Trabalho”...