Vamos
falar sobre avaliação de estudantes e o desenvolvimento de Habilidades para o
Século XXI (https://en.wikipedia.org/wiki/21st_century_skills). Essas
habilidades são uma orientação para a prática docente, que deve estar
principalmente preocupada com o desenvolvimento pessoal e profissional do
cidadão. Pessoalmente, acredito que a adoção de um sistema avaliativo que
promova o desenvolvimento dessas habilidades é uma estratégia adequada. Aqui,
irei argumentar brevemente sobre como a produção de estudantes durante a
aprendizagem ativa pode ser uma alternativa para o desenvolvimento de
habilidades para o século XXI.
Desenvolvendo
habilidade para aprender e para inovação: essas são habilidades relacionadas ao
pensamento crítico e à resolução de problemas, à comunicação e colaboração, à
criatividade e inovação. Quando o professor substitui uma avaliação padronizada,
especialmente aquelas com questões de múltipla escolha, e permite que os
estudantes façam o planejamento e desenvolvimento de alguma produção, sob
supervisão, para a demonstração da aprendizagem, inevitavelmente, as referidas
habilidades serão desenvolvidas. As fotos neste post são exemplos de frutos dessa abordagem.
Pensamento
crítico e a resolução de problemas: existem muitos problemas no mundo, mas eles
não apresentam uma única solução. Assim, a escola deve preparar os estudantes
para buscar a informação correta e necessária para que os estudantes resolvam
os problemas que surgirem em sua vida pessoal e profissional. Ao fazer um
estudante refletir/avaliar se uma dada informação é correta ou sobre a
estratégia para a resolução do problema, através de uma discussão com o
professor e colegas, ele desenvolverá aos poucos o pensamento crítico e
entenderá que existem soluções diversas para um mesmo problema.
Comunicação
e colaboração: ninguém trabalha sozinho no mundo contemporâneo. O resultado de
seu trabalho sempre dependerá do resultado outra pessoa, previamente. Ao organizar
os estudantes em equipes de aprendizagem ativa, cada um irá descobrir a
importância de uma comunicação eficiente, da responsabilidade com o grupo, do
engajamento necessário para a construção de uma solução. Enfim, o estudante aprenderá
que o trabalho em time é necessário e que os resultados devem ser alcançados,
independentemente das relações interpessoais.
Criatividade
e inovação: Se os problemas apresentam diferentes soluções e a produção de
resultados é mandatória, cabe aos estudantes entender que eles precisam criar
um ambiente favorável à produção. Isso significa substituir a competição
interna pela colaboração, o que irá gerar um ambiente agradável e propício ao
desenvolvimento de ideais, sem críticas prévias à avaliação. Assim, uma
variedade de soluções será produzida. Todas satisfatórias, algumas excelentes.
Exatamente como no mundo real.
Meu
argumento é: recomenda-se que professor evite resoluções padronizadas, pois
elas dificultam o desenvolvimento do cidadão e do futuro profissional. Se o
estudante trabalhar colaborativamente na produção de soluções, ele desenvolverá
habilidades para o planejamento, comunicação e inovação, ao mesmo tempo em que
conteúdos próprios de uma dada disciplina. Isso é aprender fazendo, isso é
aprendizagem ativa, isso é #EDU4F!
Have you heard about 21st century skills?
We are going to talk about students’ learning assessment and 21st
century skills development (https://en.wikipedia.org/wiki/21st_century_skills). Those skills are goals for teacher’s practice, who should be
concerned about personal and professional development. Personally, I believe a
suitable assessment system, focused on 21st skills, is a good
strategy to reach that objective. Here, I’ll shortly argue about how students engaged for producing something new in an active learning approach may be a suitable alternative to help
them for developing the 21st century skills.
Learning and innovation skills: It is a set of skills related to critical
thinking and solving problems, to communication and collaboration, to
creativity and innovation. When a teacher replaces a standardized tests, mainly
those with multiple choice questions, and he allows students to plan and to
develop some production, under supervision, to perform a competence
demonstration to show what they have learned, surely, 21st skills
will be developed by each student. All pictures on this post came from a strategy like that.
Critical thinking and solving problems: there are many problems around
the world. But, as you might know, they are more than one solution for
them. Thus, schools should qualify students to find the better information for solving
problems into their personal e professional lives. When a teacher does students
to reflect/evaluate if an information is correct or how to raise a strategy to
solve a question/problem, he will train their students to develop a critical
thinking and to realize different solutions for the same problem.
Communication and collaboration: nobody works alone, nowadays. So, students
must learn how to work in groups, it is called team based learning. This
approach will help them to learn how to perform an efficient communication,
what is responsibility, why commitment with their team is important to reach good
outcomes. In conclusion, students will learn the teamwork concept and how much
important is it for reaching relevant outcomes in their future professional
lives, despite of interpersonal relationships.
To see a youtube video about this production:
Creativity and innovation: if real problems may have different solutions
and the active production is mandatory to learn how to solve them, students
also should learn about wellbeing. I mean, they should learn how to
collaborate each other and how to raise a good environment to develop
themselves. In this way, they will learn to appreciate different ideas, without criticizing
an idea before understanding it. Thus, a variety of satisfactory solutions may
be developed, some of them might be excellent.
My point is: teachers should avoid standardized tests, because they do
not help into the professional/personal development. If students learn how to
work in a collaborative environment, they will develop skills for planning,
communication and innovation, at the same time they will learn concepts from
sciences and disciplines. It is learning by doing, it is active learning, it is
#EDU4F!
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