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Já ouviu falar sobre as habilidades para o século XXI?

Vamos falar sobre avaliação de estudantes e o desenvolvimento de Habilidades para o Século XXI (https://en.wikipedia.org/wiki/21st_century_skills). Essas habilidades são uma orientação para a prática docente, que deve estar principalmente preocupada com o desenvolvimento pessoal e profissional do cidadão. Pessoalmente, acredito que a adoção de um sistema avaliativo que promova o desenvolvimento dessas habilidades é uma estratégia adequada. Aqui, irei argumentar brevemente sobre como a produção de estudantes durante a aprendizagem ativa pode ser uma alternativa para o desenvolvimento de habilidades para o século XXI.

Desenvolvendo habilidade para aprender e para inovação: essas são habilidades relacionadas ao pensamento crítico e à resolução de problemas, à comunicação e colaboração, à criatividade e inovação. Quando o professor substitui uma avaliação padronizada, especialmente aquelas com questões de múltipla escolha, e permite que os estudantes façam o planejamento e desenvolvimento de alguma produção, sob supervisão, para a demonstração da aprendizagem, inevitavelmente, as referidas habilidades serão desenvolvidas. As fotos neste post são exemplos de frutos dessa abordagem.


Pensamento crítico e a resolução de problemas: existem muitos problemas no mundo, mas eles não apresentam uma única solução. Assim, a escola deve preparar os estudantes para buscar a informação correta e necessária para que os estudantes resolvam os problemas que surgirem em sua vida pessoal e profissional. Ao fazer um estudante refletir/avaliar se uma dada informação é correta ou sobre a estratégia para a resolução do problema, através de uma discussão com o professor e colegas, ele desenvolverá aos poucos o pensamento crítico e entenderá que existem soluções diversas para um mesmo problema.


Comunicação e colaboração: ninguém trabalha sozinho no mundo contemporâneo. O resultado de seu trabalho sempre dependerá do resultado outra pessoa, previamente. Ao organizar os estudantes em equipes de aprendizagem ativa, cada um irá descobrir a importância de uma comunicação eficiente, da responsabilidade com o grupo, do engajamento necessário para a construção de uma solução. Enfim, o estudante aprenderá que o trabalho em time é necessário e que os resultados devem ser alcançados, independentemente das relações interpessoais.


Criatividade e inovação: Se os problemas apresentam diferentes soluções e a produção de resultados é mandatória, cabe aos estudantes entender que eles precisam criar um ambiente favorável à produção. Isso significa substituir a competição interna pela colaboração, o que irá gerar um ambiente agradável e propício ao desenvolvimento de ideais, sem críticas prévias à avaliação. Assim, uma variedade de soluções será produzida. Todas satisfatórias, algumas excelentes. Exatamente como no mundo real.


Meu argumento é: recomenda-se que professor evite resoluções padronizadas, pois elas dificultam o desenvolvimento do cidadão e do futuro profissional. Se o estudante trabalhar colaborativamente na produção de soluções, ele desenvolverá habilidades para o planejamento, comunicação e inovação, ao mesmo tempo em que conteúdos próprios de uma dada disciplina. Isso é aprender fazendo, isso é aprendizagem ativa, isso é #EDU4F!

Have you heard about 21st century skills?

We are going to talk about students’ learning assessment and 21st century skills development (https://en.wikipedia.org/wiki/21st_century_skills). Those skills are goals for teacher’s practice, who should be concerned about personal and professional development. Personally, I believe a suitable assessment system, focused on 21st skills, is a good strategy to reach that objective. Here, I’ll shortly argue about how students engaged for producing something new in an active learning approach may be a suitable alternative to help them for developing the 21st century skills.


Learning and innovation skills: It is a set of skills related to critical thinking and solving problems, to communication and collaboration, to creativity and innovation. When a teacher replaces a standardized tests, mainly those with multiple choice questions, and he allows students to plan and to develop some production, under supervision, to perform a competence demonstration to show what they have learned, surely, 21st skills will be developed by each student. All pictures on this post came from a strategy like that.


Critical thinking and solving problems: there are many problems around the world. But, as you might know, they are more than one solution for them. Thus, schools should qualify students to find the better information for solving problems into their personal e professional lives. When a teacher does students to reflect/evaluate if an information is correct or how to raise a strategy to solve a question/problem, he will train their students to develop a critical thinking and to realize different solutions for the same problem.


Communication and collaboration: nobody works alone, nowadays. So, students must learn how to work in groups, it is called team based learning. This approach will help them to learn how to perform an efficient communication, what is responsibility, why commitment with their team is important to reach good outcomes. In conclusion, students will learn the teamwork concept and how much important is it for reaching relevant outcomes in their future professional lives, despite of interpersonal relationships.

To see a youtube video about this production:

Creativity and innovation: if real problems may have different solutions and the active production is mandatory to learn how to solve them, students also should learn about wellbeing. I mean, they should learn how to collaborate each other and how to raise a good environment to develop themselves. In this way, they will learn to appreciate different ideas, without criticizing an idea before understanding it. Thus, a variety of satisfactory solutions may be developed, some of them might be excellent.


My point is: teachers should avoid standardized tests, because they do not help into the professional/personal development. If students learn how to work in a collaborative environment, they will develop skills for planning, communication and innovation, at the same time they will learn concepts from sciences and disciplines. It is learning by doing, it is active learning, it is #EDU4F!

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