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Onde acontece a aprendizagem?


Esse é um assunto que tenho mantido em mente há alguns dias, após um estudante descrever um momento de epifania, em sentido filosófico. Naquele momento, ela foi invadida por uma sensação de compreender a essência das coisas, de considerar algo como solucionado ou esclarecido. Ela viveu essa experiência a caminho da escola, ao observar as imagens pela janela do ônibus, quando percebeu completamente o significado de os seres vivos serem células. Discuti o tema com ela por alguns minutos e, sem dúvida alguma, ela aprendeu. Não foi em classe enquanto escutava uma argumentação, nem resolvendo listas de exercícios em casa. Foi naquele momento especial, no ônibus, que a aprendizagem aconteceu.

Professores e estudantes devem ser avisados: a aprendizagem não acontece exclusivamente em sala de aula, simultaneamente ao momento em que o professor argumenta acerca de certo tema. A aprendizagem é um processo que leva tempo, que é determinado individualmente. Assim, cada pessoa tem seu tempo e sua forma de aprender. Vários teóricos discutem sobre o assunto, com muito mais propriedade e profundidade que esse relato pessoal (para saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teorias_da_aprendizagem).

Então, por que acreditamos que a aprendizagem acontece com estudantes sentados em filas para escutar o professor? Quando um professor solucionar essa questão, ele compreenderá que seu trabalho deve estar mais dedicado ao processo de avaliação da aprendizagem que ao repasse de conteúdo.
Professores devem saber que a aprendizagem fará a expansão do conhecimento do indivíduo acerca do mundo. Isso será obtido ao oferecer a maior variedade de experiências possíveis. Essa é a principal razão para a adoção de metodologias ativas de aprendizagem. Para adotar o aprender fazendo.

Enfim, o argumento é: isto não é sobre evitar aulas expositivas (http://advan.physiology.org/content/ajpadvan/32/1/23.full.pdf). Porém, o professor e a escola devem criar um ambiente de aprendizagem diverso (aprendizagem no trabalho, discussão em grupo, experimentos em ambiente controlado, autoavaliação e avaliação por pares e outros), para que cada estudante obtenha sua própria aprendizagem ao seu tempo. Isto é respeitar as necessidades individuais. A padronização da prática pedagógica e a padronização da avaliação (provas de múltipla escolha, por exemplo) não permitem o desenvolvimento do estudante. As fotografias mostram alguns dos ambientes disponíveis para estudantes do IFRO Porto Velho Calama.

Então, não se esqueça: a aprendizagem acontece em qualquer lugar a qualquer hora.
Isto é aprendizagem centrada no estudante. Isto é educação para o futuro!
#EDU4F

Where does learning happen?



I have been thinking about it a couple of days, after a student described her epiphany moment, in a philosophic sense. In that moment, she suddenly felt that she understood something, or became conscious of something. She lived that experience in her way to school, by bus, when she totally got the meaning of living organisms being made by cells. She and I had a conversation about that and, surely, she learned. It didn’t happen inside a classroom, during a discussion between teacher and students. It also didn’t happen at home, while solving a huge homework. It happened at that special moment, when she realized that she had learned Biology.

Teachers and students must be advised: learning does not happen only inside a classroom, while teacher argues about some issue. Indeed, rarely it happens in this way. Learning is a process that takes some time, which is personal for each one. Thus, everybody has his/her own way to learn. Many Theorists carried out a discussion about this issue and it is not my focus in this text (to know more: https://en.wikipedia.org/wiki/Learning_theory_(education)).

So, why do we believe that learning happens when students are having a seat in lines and they also are listening a teacher? When a teacher get an answer for this question, he/she will figure out that his/her job is more related to learning assessment than delivering content about theoretical concepts.
Teachers should know that when somebody learns something new, it will give for a student a wider perception about the world. A process like that just may be feasible offering a variety of experiences for learners. This is the main reason to adopt active learning approach, to adopt learning by doing (by living!).

Therefore, my point is: it is not about avoid lectures (http://advan.physiology.org/content/ajpadvan/32/1/23.full.pdf). However, teacher and school must raise different learning environments (on the job learning, practical production, experiments in controlled environment, simulation, lectures, self and peer assessment,  and other approaches to study and to learn). It also must respect the individual needs. A Standardized teacher’s practices and standardized learning assessment (multiple choice tests, for instance) do not allow the development of students. Pictures show some learning environment at IFRO Porto Velho Calama.

So, bear in mind: learning happens anytime and anywhere.
It is Student centered learning approach. It is Education for the future!
 #EDU4F


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