Esse é um assunto que tenho mantido em mente há alguns dias, após um estudante descrever um momento de epifania, em sentido filosófico. Naquele momento, ela foi invadida por uma sensação de compreender a essência das coisas, de considerar algo como solucionado ou esclarecido. Ela viveu essa experiência a caminho da escola, ao observar as imagens pela janela do ônibus, quando percebeu completamente o significado de os seres vivos serem células. Discuti o tema com ela por alguns minutos e, sem dúvida alguma, ela aprendeu. Não foi em classe enquanto escutava uma argumentação, nem resolvendo listas de exercícios em casa. Foi naquele momento especial, no ônibus, que a aprendizagem aconteceu.
Professores e estudantes devem ser avisados: a aprendizagem
não acontece exclusivamente em sala de aula, simultaneamente ao momento em que
o professor argumenta acerca de certo tema. A aprendizagem é um processo que
leva tempo, que é determinado individualmente. Assim, cada pessoa tem seu tempo
e sua forma de aprender. Vários teóricos discutem sobre o assunto, com muito
mais propriedade e profundidade que esse relato pessoal (para saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teorias_da_aprendizagem).
Então, por que acreditamos que a aprendizagem acontece
com estudantes sentados em filas para escutar o professor? Quando um professor
solucionar essa questão, ele compreenderá que seu trabalho deve estar mais dedicado ao
processo de avaliação da aprendizagem que ao repasse de conteúdo.
Professores devem saber que a aprendizagem fará a expansão
do conhecimento do indivíduo acerca do mundo. Isso será obtido ao oferecer a
maior variedade de experiências possíveis. Essa é a principal razão para a
adoção de metodologias ativas de aprendizagem. Para adotar o aprender fazendo.
Enfim, o argumento é: isto não é sobre evitar aulas
expositivas (http://advan.physiology.org/content/ajpadvan/32/1/23.full.pdf).
Porém, o professor e a escola devem criar um ambiente de aprendizagem diverso
(aprendizagem no trabalho, discussão em grupo, experimentos em ambiente
controlado, autoavaliação e avaliação por pares e outros), para que cada
estudante obtenha sua própria aprendizagem ao seu tempo. Isto é respeitar as
necessidades individuais. A padronização da prática pedagógica e a padronização da avaliação
(provas de múltipla escolha, por exemplo) não permitem o desenvolvimento do
estudante. As fotografias mostram alguns dos ambientes disponíveis para estudantes do IFRO Porto Velho Calama.
Então, não se esqueça: a aprendizagem acontece em qualquer lugar a qualquer hora.
Isto é aprendizagem centrada no estudante. Isto é educação para o futuro!
Isto é aprendizagem centrada no estudante. Isto é educação para o futuro!
#EDU4F
Where does learning happen?
I have been
thinking about it a couple of days, after a student described her epiphany
moment, in a philosophic sense. In that moment, she suddenly felt that she
understood something, or became conscious of something. She lived that experience
in her way to school, by bus, when she totally got the meaning of living
organisms being made by cells. She and I had a conversation about that and,
surely, she learned. It didn’t happen inside a classroom, during a discussion
between teacher and students. It also didn’t happen at home, while solving a
huge homework. It happened at that special moment, when she realized that she
had learned Biology.
Teachers and
students must be advised: learning does not happen only inside a classroom, while
teacher argues about some issue. Indeed, rarely it happens in this way. Learning
is a process that takes some time, which is personal for each one. Thus,
everybody has his/her own way to learn. Many Theorists carried out a discussion
about this issue and it is not my focus in this text (to know more: https://en.wikipedia.org/wiki/Learning_theory_(education)).
So, why do
we believe that learning happens when students are having a seat in lines and they also are listening a teacher? When a teacher get an answer for this
question, he/she will figure out that his/her job is more related to learning
assessment than delivering content about theoretical concepts.
Teachers
should know that when somebody learns something new, it will give for a student a wider perception about the world. A process like that just may be feasible
offering a variety of experiences for learners. This is the main reason to
adopt active learning approach, to adopt learning by doing (by living!).
Therefore,
my point is: it is not about avoid lectures (http://advan.physiology.org/content/ajpadvan/32/1/23.full.pdf).
However, teacher and school must raise different learning environments (on the
job learning, practical production, experiments in controlled environment, simulation,
lectures, self and peer assessment, and
other approaches to study and to learn). It also must respect the individual
needs. A Standardized teacher’s practices and standardized learning assessment
(multiple choice tests, for instance) do not allow the development of students. Pictures show some learning environment at IFRO Porto Velho Calama.
So, bear in mind: learning happens anytime and anywhere.
It is Student centered learning approach. It is Education for the future!
It is Student centered learning approach. It is Education for the future!
#EDU4F
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